sexta-feira, 20 de março de 2015

Placas para fachadas - como fazer uma fachada de loja



Sua loja seu cenário.

Depois de executar a difícil tarefa de escolher um bom ponto de venda, bem localizado e com custo razoável, cabe ao empreendedor trabalhar para fazer cada vez mais pessoas passarem, pararem, olharem, entrarem e comprarem em sua loja.......


A forma mais econômica de gerar receita para sua loja, escritório, clinica, organização é atraindo clientes para sua loja com a sua fachada (placa para fachada) é o item de maior retorno financeiro comparado com qualquer outra mídia.

fachadas para médicos

Estudos que quantificam a influência sobre as pessoas das ações de marketing, indicam que uma pessoa que resida em São Paulo ou Rio, em média, visualiza 3000 apelos publicitários ao consumo por dia, de todo o tipo e forma , anúncios impressos e eletrônicos, outdoors, folhetos, embalagens, convites, comerciais de radio e tv, etc. Nosso cérebro não consegue processar mais que 10 % desta quantidade e todos esses esforços são na verdade desperdiçados e efetivando custos e não gera resultado. A unica saída é ser muito relevante ao consumidor, ou sendo especialmente diferente que ele não possa deixar de notar sua presença.

Mesmo em cidades menores a quantidade de ações de mercado vai disputar seriamente a  atenção dos clientes

lojas na china

fico imaginando como se destacar nesta rua chinesa
onde atuam centenas de iguais, será que tem algum efeito?

A maioria das cidades já tem uma legislação anti poluição visual, que tem diminuído a área disponível de uso na fachada para colocar letreiros.


Imaginando que se você consegui obter a atenção do cliente o cliente pode não  executar uma compra por impulso agora, mas mesmo assim muitas vezes temos que esperar o momento adequado para o cliente necessitar de seu produto para fazer uma aquisição concreta. Então a saída é atrair mais e mais gente para nosso negócio. 



placas de lojas em São Paulo


Talvez seu maior concorrente, seja disputar o dinheiro do cliente, pois existe uma grande concorrência para os mesmos valores financeiros. Para um determinado cliente local varias empresas irão disputar este mesmo valor de consumo e
em muitas vezes empresas de ramos muito distintos. 

Se você não for relevante o suficiente você tem que se diferenciar, ai entra sua fachada
indicadores de negócios, influenciadores da região, boas referências, linha de produto, preços, etc.


É sabido que precisamos repetir muitas vezes qualquer ação de marketing para que ela seja absorvida na mente do potencial comprador. Sua placa para fachada quando bem feita certamente será notada e gravada a partir das repetidas vezes que é notada pelos transeuntes e motoristas costumeiros daquela avenida. A placa para fachada pode trabalhar 24 horas para você e todos os dias, diferente de qualquer outra mídia. 



A comprovação da repetição é o comercial de TV que passa varias vezes até que ele se fixe na mente do consumidor e mesmo sendo de curta duração é bem caro e é necessário repetir muitas vezes até ter algum resultado.



Se sua fachada e placa para fachada for chamativa ela vai atrair clientes o tempo todo e não há mídia que possa fazer isso e muito menos pelos custos envolvidos.



fachadas de lojas incríveis

uma fachada exemplo: que com certeza grava na 
mente do cliente o produto que vende


Nos temos duas necessidades, capturar os clientes potenciais passantes para atrair sua atenção e gravar nossa oferta e atrair os possíveis clientes da  compras por impulso, nas duas alternativas temos que entregar uma imagem que atraía o cliente e grave firmemente nossa mensagem. Que ao necessitar do que vendemos sejamos o primeiro a ser lembrado, e isso é especialmente verdadeiro se você é ou tem um negocio de região.

Tanto para novos negócios quanto para negócios estabelecidos a fachada é de crucial importância e a fachada vamos passar a chamar de cenário, pois não inclui só a parte externa, mas sim uma integração com todo a loja ou organização.

Lojas com cenários adequadas transmitem confiabilidade, transmitem segurança, dão a impressão que vieram para ficar, que seu negócio é moderno, que seu negócio quer uma relação de longo prazo com o cliente, já se sua fachada é um simples banner esta é a imagem que você transfere, que você tem uma relação temporária com o negócio e logicamente com o cliente..

fachadas de lojas modernas



A imensa maioria dos negócios locais, aluga um local, coloca prateleiras e mercadorias ou instalações, procura uma empresa que coloque um nome e fone bem barato e faz uma mala direta de folhetos.

Pois bem, a vida começa, todos sabemos do baixíssimos retorno de mídias como mala direta, e-mail marketing, ações de sinaleira, entrega de folhetos, etc pois não são repetidas, uma pessoa precisa receber a mesma mídia pelo pelo menos 7 vezes para gravar sua oferta de produtos. Faça o seguinte exercício, passe de carro em uma rua que você nunca foi e veja as lojas que estão estabelecidas e depois de 30 minutos tente lembrar das lojas do local, com certeza você não vai lembrar da imensa maioria, alguma pode ter chamado a sua atenção por uma determinada característica de fachada ou produto que você use ou precise daquele produto.

                                fachadas de lojas

                                              o que será que eu vendo?


Quantas vezes com as pessoas de seu convívio você ouviu, em face de uma necessidade "tem uma loja lai na avenida, uma loja verde, ...."  "tem uma padaria na esquina" e assim vai

as pessoas gravam diferentes características por suas diferentes experiências,  diferentes necessidades, algumas pessoas gravam cores, outras gravam imagens e contornos, ....


Especialmente para empresas gerar receitas a partir de uma área delimitada em torno do estabelecimento a fachada e placa para fachada tem especial destaque, já para atrair cliente de  outras distâncias mais amplas talvez seja necessário outras mídia como jornal, etc 



Exemplos de fachadas de lojas que podem inspirar, ao pensar em diferentes enfoques de como conquistar clientes , vamos ampliar a nossa visão de mercado. Exemplo, como um médico pode fazer?

o advogado, a pizzaria, o supermercado, cada um tem suas peculiaridades mas todos tem o seu cenário onde inclui a sua fachada......


liberais- dentista, medico, advogado, contador, fisioterapeuta, imobiliária,  etc 

  • você não compra todo dia nem compra por impulso
  • Imagem, segurança



ocasionais- celulares telefonia, pneus, oficina, acessórios veículos, autopeças,  locação de roupas, livraria, lotéricas, restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias, Lojas de sapato, lojas de roupas, armarinhos, pizzarias, lojas de tecidos, vidraçaria, materiais de construção, atelier , 

  • compra por impulso ou programada por intensão
  • qualidade, preço


especiais- escolas, curso de línguas, auto escola, clinica medica, hospitais, Bancos, farmácias, shoppings, academias, igrejas, 


  • compra por opção de necessidade
  • Confiabilidade


serviços - oficina, serralheria, lavanderia, lava car, consertos de aparelhos, encanador, marcenaria, moveis planejados, barbearia, cabeleireiro, 


  • necessidades que surgem 
  • eficiência


diarios - supermercado, padaria, fruteira, açougue, 


  • necessidade quase obrigatória
  • Variedade, preço

Cada segmento cria seus fatores de importância e pensar como cada um age ajuda a criar conceitos de como melhorar sua performance de negócios. Mas seja como for a Placa de Fachada é fundamental

A grande maioria das lojas NÃO tem estacionamento ou tem poucas vagas, na maioria das vezes já ocupadas, mas como chamar a atenção? O estacionamento é um recurso cada vez mais escasso. Cada perfil de negocio tem mais ou menos necessidade de estacionamento, mas todos precisam deles.


placas indicativas de estacionamentos pode ser algo extremamente importante se você tem estacionamento, se você tem onde estacionar e se você tem algum convênio de estacionamento.  


cada mercado tem suas concorrências, alguns tem concorrentes em shopping e outros não,

as lojas internas de shopping em seus mercados tendem a ter alta especialização para poder criar um diferencial e fugir da concorrência, pois no próprio shopping a concorrência e altíssima, essas lojas estão sujeitas a normas de instalação de placas de fachadas  oriundas da gestão do shopping que buscam um equilibro entre as lojas, o que pode dificultar a diferenciação se não se usar alta criatividade em suas fachadas.

Em forte apelo vinculado no cenário da loja esta a vitrine, uma grande chamada pois é onde o cliente olha em maior tempo ao passear pela calçada ou corredor de shopping e quase não olha para a testeira da fachada.



fachadas de lojas e iluminação
em muitas lojas usar a testeira de baixo dos produtos pode ser mais 
interessante para chamar a atenção 


Efeito: lojas virtuais, tem mudado em muitos mercados a participação da formação das receitas e é uma área crescente e que cada vez mais vai ganhar espaço. Mas mesmo assim a loja física é ainda a maior fonte de receita na grande maioria dos mercados. 
E especialmente em negócios locais.


Mesmo em nossos site da loja na web se temos uma boa foto de nossa fachada a apresentação no site ganha mais força com uma foto da loja criativa e profissional .Mostrando o cenário,assim como de todo o conjunto da loja.


A arquitetura deve ajudar mais as lojas, pois hoje temo novas necessidades de exposição e construção, precisamos mais vagas de estacionamentos, mais espaço de exposição e colocação de fachada, armazenamento de estoque e muito outros, novos prédios devem ajudar mais e estar mais integrados as necessidades.
Loca mais rápido e agrega mais valor.


Em prédios de arquitetura antigas o uso de fachadas que modifiquem a fachada tem sido combatido tanto pela legislação como por descaracterizar a fachada pela loja
por unidades de preservação arquitetônica

fachada arquitetônica de loja
loja Sub Way em ouro preto


Na idade media entre 1750 a 1850 já surgia as placas para fachadas de empreendimentos, as placas usadas eram do tipo dupla face que eram mais fáceis de visualizar,
e ainda  são as placas de melhor visualização
séculos depois
distinguiam os estabelecimentos de acesso públicos de os estabelecimentos  privados

Já nesta época ornavam as peças com ícones do seus produtos e serviços especialmente bebida comida e entretenimento, eram tabernas, bebida e comida e hospedagem.

placa taberna

Dupla face são os modelos de mais fácil visualização sobre qualquer outro colocado na fachada, pois por estarem em perpendicular a fachada são muito visíveis e de alto ganho de identificação de marca.

fachada de loja atual

loja de centro,
UM exemplo interessante são lojas de centro de cidades, imagine as pessoas caminhando em uma calçadas e são bombardeadas com ofertas de diferentes estilos de roupas.....

Nas grandes cidades a nova lei de antipoluição estão cada vez mais restringindo o tamanho das publicidades em frente das fachadas, em São Paulo por exemplo a lei é 1,5 metro quadrado de tamanho para o letreiro em exposição para uma fachada de 10 metros de largura.


A legislação limita o tamanho das placas nas fachadas do comércio, o que obrigou os lojistas a retirarem as estruturas que acabavam escondendo a arquitetura de imóveis inclusive centenários.

fachada de prédio tombado


Muitas empresas usavam a teoria de superpovoar toda a fachada com imensas lonas coloridas com todo o tipo de informação acreditando que isso iria lhes trazer clientes. incluindo obstruir toda a arquitetura do prédio.

fachada de loja

Estudos demonstram que uma grande diversidade de informação só dispersa a atenção até porque o pedestre ou motorista fica exposto a sua comunicação muito poucos segundos.



Também é conhecido que para a eficiência de placas vistos em poucos segundos, é necessário você explorar o centro ótico, Para que se comprove isso, vejamos as placas de sinalização de transito nas ruas ou placas de estrada, todas em qualquer parte do mundo tem um contorno perto da borda externa para que os olhos se fixem em uma mensagem central.


E isso é muito diferente na maioria das vezes do que se vê em placas ou fachadas, são grandes unidades sem nenhum centro e por conseguinte baixíssimo aproveitamento de retenção.


placa de estrada



Uma duvida frequente que nos questionam é se devem fazer letras independentes ou uma placa integral contendo os dados. Letras soltas são muito difíceis de alinhar, e manter o espaçamento entre as letras (kerf) e um olhar treinado vê isso com muita exatidão.

letras de fachada


Ao necessitar uma manutenção, pintura de fachada o pintor dificilmente ira realizar o contorno das letras de uma forma aceitável, praticamente inviabilizando o letreiro da fachada. em quanto que em uma placa 1 ou 2 parafusos tiram a placa e facilmente é feita a manutenção.

Outro detalhe crucial é que letras independentes recebem ou adesivos ou parafusos, cada letra é colada na fachada ou parafusada por pelo menos dois parafusos por letra, praticamente fazendo uma peneira na fachada ou parede. 




Um estudo do seu local e do contesto de seu negócios.

quanto maior a concorrência e grau de dificuldade maior a necessidade de concentração de esforços para gerar a preferência do consumidor e ser o primeiro em sua mente, pois trata-se de dividir e obter a maior fatia de um bolo.

fachada de loja atraente

ousar com estilo


fachadas ousadas de loja

ou terminar por executar promoções especiais.

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