sábado, 21 de março de 2015

Lojas atrativas e fachadas

marketing de lojas

Como auxiliar as pequenas empresas a abrir sua loja.


A ideia deste material não é esgotar o tema mas sim ajudar com um pequeno roteiro
para auxiliar no inicio de negócios sem expandir além do necessário o tema.

fachadas de lojas modernas

Inovar em sua proposta de fachada de loja
parece ser a melhor opção
seja único
e crie uma experiência diferente a seu cliente


"A melhor maneira de encontrar seu cliente 

é ser encontrado por ele”

Quanto mais exclusivo seu produto e mais ele atenda uma necessidade, 
mais fácil de vender ou você terá que diferenciar a sua oferta.

O ponto de venda - O local físico
  • já tem transeuntes, tem clientes perto, exemplo a calçada e a rua são movimentados?
  • tem parada de ônibus, é o perfil de cliente?
  • tem sinaleira perto, 
  • já tem publico no local, exemplo ao lado de uma lotérica, loja dos correios ou padaria, que são ótimas empresas par você abrir algo ao lado e aproveitar o publico que circula no estabelecimento vizinho.
  • que você seja complementar, exemplo sapatos ao lado de uma loja de roupa


O prédio em si
  • tem local para estoque de mercadoria
  • tem horários restritivos para receber mercadoria
  • tem possibilidade de vitrine, como vou expor? arara, balcão, prateleira? caixa?
  • como é a fachada, pode ser atrativa?
  • tem segurança
  • tem estacionamento no prédio, tem estacionamento perto.
  • é direto com proprietário ou imobiliária, qual o tempo de contrato?
  • tem aceso a cadeirantes/dificuldade de locomoção


fachadas de lojas atrativas

este é um caso muito comum, centenas de fios atrapalham as fachadas
são eletricidade, telefonia, tvs a cabo, cabo de dados, etc.
Isso pode atrapalhar muito as fachadas assim como árvores



Muito se fala em planejamento e plano de marketing, inclusive instituições como SEBRAE, etc. no entanto na realidade as vezes não é tão fácil de realizar uma plano que possa ser realizado.

No começo não temos um histórico, podemos dizer que o plano é mais um desejo, intenção ou algo que gostaríamos todos os dias temos novas situações, então todo dia nossos concorrentes agem e isso muda o plano.

Plano de vendas e valores, no começo é muito difícil construir, com razoável segurança de realização, já depois de alguns anos fica mais fácil  fazer um planejamento com maior probabilidade de realização, pois já é uma previsão baseada em dados históricos associada a uma tendência.

Alguns defendem que o plano não é para ser cumprido mas sim para saber o quando você se desvia dele e o que falta para chegar lá, de certa forma este é um exercício valido, para que o dia a dia não consuma suas energias e você não saber mais que caminho deseja trilhar. 


Defina padrões de Clientes
        • que perfil de cliente
        • onde mora, idade, sexo, renda, etc.
        • segmente clientes para diferentes ações
        • como acessa-lo
        • que ações devo fazer
        • o que ele gosta


Sua proposta tem que ser adequada ao cliente alvo


Agora você já tem três fatores básicos, o local, o prédio e o cliente. Com base nisso já pode definir o que pretende fazer e como atrair os clientes. E a principal primeira impressão será sua fachada, dentre todos os meios de mídia que você usará talvez este seja o único que funciona 7/24, o único que repetira a mensagem todos os dias e que aumentará em muito a gravação desta mensagem. sem duvida será a mensagem que atrairá maior numero de clientes a sua loja.

A vitrine na maioria de negócios encerra as 18:00 horas já a fachada da loja não, as pessoas de ônibus ou de carro indo ou vindo para casa do serviço e ou passeios são um grande mercado a ser atraído, incluindo os fins de semana.


o uso da calçada,....sempre que a legislação e espaço disponível permitir integre a fachada com a calçada além de ficar aconchegante forma uma unidade da loja como um todo, faz o cliente sentir que já esta dentro da loja, facilitando que ele entre.


lojas que integram

Não há mensagem se não for repetida múltiplas vezes, pois não há retenção com menos de várias visualizações, então sua fachada tem que se diferenciar da concorrência para poder captar a atenção e ganhar retenção na mente do consumidor.

fachadas atraentes de lojas

estas placas poderiam ter um pouco mais de contraste 
para melhor visualização, apesar de bem feitas quase que desaparecem
por falta de contraste com o fundo.

Visual merchandising- É a técnica de integrar todo o seu cenário, fachada, vitrine, interior da loja, etc., seu pacote tem que ser atrativo como um todo.



Vitrine é uma coisa muito importante, e se possível mudada todos os dias, mas isso nem sempre a verdadeiro para negócios pequenos, outra característica de vitrines é que você não pode colocar muitas peças. Uma forma inteligente de mostrar toda a sua linha mesmo que você fisicamente só possa colocar algumas peças, você pode usar a tecnologia para mostrar muito mais peças. 

Um simples laptop com fotos de todos os produtos (lembre-se você pode inserir palavras e até preços nas fotos), usando um software que já esta instalado em todo computador um power point, ele ficaria passando imagem a um intervalo de tempo que você pode alterar. Se desejar imagens maiores é só acoplar uma tela de tv de LCD ou Led, e aumentar muito o tamanho das imagens.

Este é um atrativo muito barato, pois você tira as fotos com uma máquina simples e baixa no computar e as transfere ao visualizador de fotos muito facilmente, e é de efeito enorme em resultado, seja para os pratos de um restaurante, os pães de uma padaria ou sapatos e roupas, Certamente sua linha a oferecer é muito maior que aquela que você consegue colocar na vitrine.

vitrines de lojas interessantes

Se você tiver a condição de vitrine aberta a noite o efeito de Uma TV com imagens é enorme e por um custo só dos aparelhos (TV e laptop). Muitas vezes fornecedores tem centenas de imagens para você usar.

vitrines de lojas com placas

Usar placas na vitrine é de grande valia,
muitos fornecedores já fornecem prontas para divulgação no ponto de venda.

fachadas de lojas famosas


Placas na lateral também são muito úteis, pois na maioria das vezes o transeunte olha mais para baixo que a testeira da fachada, ótimo local também para informações, indicação de horário, de estacionamento, etc.


Um tipo de vitrine bem interessante é onde o balcão esta próximo já integrando vitrine/balcão como um conjunto único e atrativo, aproxima o atendente/vendedor para perto do cliente, o que vemos muitas vezes é as pessoas se afastarem do cliente quando não se escondem.

lojas atraentes

Uma placa atrativa mas com um tipo de letra difícil de ler
e com um defeito de posicionamento de luz que provoca brilho
a solução fácil é colocar luz indireta.
Quando usar duas linhas de escritas certamente usar dois tipos de letras 
diferentes fará enorme diferença



formadores de opinião- Todo local tem formadores de opinião, são pessoas nos mais variados seguimentos mas tem acesso a muitas pessoas, Um cliente gerou acesso a uma atendente dos correios que simplesmente conhece todas as pessoas da região que usam correios e durante o atendimento nos correios ela vai perguntando "já viu a nova loja de roupas, adorei a sua linha, vai lá vale a pena" são centenas de contatos em um dia e a atendente recebe uma renumeração em roupas.

São coisas criativas que vão fazer a diferença. 

  • lojas masters de sucesso e troque campanhas e informações do que da certo.
  • troca de folhetos
  • lideres de cada setor
  • pessoas da sociedade - médicos, advogados, contadores, dentistas, 



Crie um evento para atrair os formadores de opinião da região e os convide com este titulo, as pessoas adoram serem qualificadas como algo positivo e não estão recebendo um convite para ir comprar e sim para se reunir com os importantes locais.



Institua cursos
Seja qual for seu ramo desenvolva cursos pois os participantes serão seus agentes de divulgação sobre seu produto, marketing de graça.


Ações para atrair clientes 
  • folhetos trocar folhetos entre lojas, seu folheto junto com a pizza
  • jornal de bairro
  • tv na fila de lotérica,
  • bau de motos, tele entrega
  • mala direta
  • email mkt evite span
  • cenário interior da loja
  • mídias sociais - não devem ser esquecidas, mesmo que você seja uma pequena loja local, se você não sabe como desenvolver um site e/ou tem receio de custos, tenha no mínimo uma única página com seu nome e dados de contato, telefone, e-mail, etc e uma foto de seus produtos e da fachada no site.
  • O google tem várias opções gratuitas para empresas, você pode ter uma página, ter o meu negócio e google maps. entre outros, assim como as mídias de seguidores, twitter, facebook, linkedin , isso ajuda a divulgar seu negócio gratuitamente. Lembre-se estar na web é muito importante para as pessoas que te procuram.
  • Muitos pequenos negócios locais criam uma página com chamadas tipo moradores de tal lugar, com o intuito de cadastro de emails para divulgar promoções e campanhas sem nenhum custo. Criar um site também pode ser totalmente gratuito via blogspot.
fachada de bar

Este é um bar que fica em Curitiba, bem a frente de uma sinaleira em uma rua bem movimentada ou seja muito visível. Apesar do cuidado do bar em manter a arquitetura do prédio intacta o Bar em rara proporção consegue destacar seu empreendimento, contrasta cores, diz o que faz, que produto vende, etc. Não enche a fachada com múltiplos focos.
A imensa maioria dos veículos que ali passam terão somente alguns segundos para ler e gravar sua mensagem e este equilíbrio ali foi conseguido.

Faço uma restrição apenas a não aproveitar o centro ótico da placa pois não tem um contorno na borda externa da placa que ajudaria em muito em ler e gravar rapidamente. Também poderia aproveitar as laterais da parede ao lado da porta indicando onde estacionar.


RETER/ Manter
  • atendimento
  • oferta
  • qualidade
  • linha
  • serviços




Ideias fáceis de atrair pessoas para loja.


  • pipoca
  • sorvete
  • palhaço
  • algodão doce
  • desfile de modelos,...
promoções em lojas

cada mercado pode quantificar o quanto uma ação de marketing pode afetar ou não atraindo o perfil desejado de resultado.



Como enfrentar um concorrente maior que você


As táticas militares nos ajudam muito, para vencer uma batalha você não 
precisa ter mais soldados e recursos, você só precisa ter mais 
soldados e recursos no ponto de ataque.



concentre seus esforços em ações definidas valorizando suas forças e siga firme 

seu caminho, sem desvios.





                                      41 33727306/ 32735788

                         marsexto@terra.com.br

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