quinta-feira, 26 de março de 2015

food truck


Na identificação devo colocar marca ou produto?

Esta é uma duvida grande em muitos proprietários de food trucks, devo 
salientar o que vendo ou a marca do negócio?
alguns são brilhantes ao conseguir mesclar os dois conceitos, exemplo 
"só coxinhas"
"escondidinho"
conseguem unir o produto a marca criando uma coisa nova
naquele contexto.

Mas nem sempre é possível, se o nome não vai atrair clientes melhor
usar o produto, melo menos até a marca se consolidar e ser 
relevante.

A marca é como o logo de uma loja, o nome de um café ou restaurante
tem a função de atrair clientes e informar a identidade


food truck
diz tudo menos o que vende
parece até um carro forte
se for uma marca muito conhecida até .....


Todo Bar, Café ou Restaurante necessita atrair clientes e para que isso aconteça precisa
ter uma fachada atraente e criar uma atmosfera agradável para poder brindar o cliente
com seus serviço de qualidade e quitutes.

Para atrair clientes a fachada de um bar, café ou restaurante deve ser altamente visível e clara em sua mensagem pois na maioria das vezes a mensagem 
é lida em menos de 7 segundos, pois o cliente esta dirigindo.

O mesmo acontece em parte dos momentos com o food truck quando o cliente esta em um veiculo e visualiza o food truck de seu veículo.
O cliente terá que ter certeza do que é vendido e decidir se para ou não.

Já um outro público vem em calçadas caminhando 

e um terceiro público esta em um evento e visualiza os diversos food trucks
que disputam a atenção dos clientes.

Nos eventos temos a sua maior barreira, é o próprio corpo do cliente que esta no evento,
que se posiciona a frente do food aguardando para receber seu pedido.
Ao se posicionar ali tampa a visão do food truck para os demais clientes
que estão no evento.

temos que facilitar a identificação e o que vendemos para atrair clientes.

comida de rua

A fachada do truck tem a mesma função no café, no bar ou restaurante,
Não é reproduzir uma cópia de um local, mas possuir a essência
necessária para gerar uma atmosfera.

A personalidade do local, o cliente tem que sentir uma afinidade, sentir-se bem,
tudo esta perfeito, desde que o cenário contribua


Então onde devo colocar a informação no food truck (nome, chamada )
é o principio número um.
O comercio divide bem, logo nome do negócio, marca comercial são 
placas com material resistente e durável.
Promoção, campanha, informação de lançamento, etc
usa-se lonas e vinil pois são temporários.
Os food trucks ainda confundem esta função degradando o
nome de negócio, no comercio só se encontra lonas em negócios de linhas
menos importantes no mercado e menos preocupados com o
negócio a longo prazo.

Uma placa original informa que veio para ficar.
Um banner indica um negócio temporário ou feito as pressas. 

Fatores de sucesso de placas em negócios de Alimentação

Contraste no food truck
O primeiro fator de importância é o contraste, como o negócio é uma empresa móvel
temos vários tipos de contrapontos de contraste com o ambiente.
Um dia o food truck pode ter uma área verde como fundo e já em 
outro dia pode ter prédios cinzas.
imaginar seu cenário de maior incidência faz parte do processo.

um segundo contraste esta entre as cores escolhidas no próprio food truck e nos
letreiros ali colocados
seja entre os letreiros e próprio food, e suas informações de uso

Uma terceira esta nas letras escolhidas, a mensagem mais importante tem que ter maior dimensão, a letra fácil de ler. e cores que se complementam 
especialmente para ganhar visibilidade a distâncias maiores

Tamanho e Tipo de Letra

escolher o tipo de letra é uma tarefa laboriosa, encontrar um equilíbrio formal de
design esperado, com visibilidade nas cores contrastadas.
Mensagens que sejam visíveis na distância esperada.
 A que distância meu cliente vai necessitar minha mensagem?
a mensagem terá que ser visível senão nada mais terá sentido.
tipo de letra, tamanho, cor de letra e contraste
decidira sua efetividade.


O uso do centro ótico

Quando temos uma competição de atrair a atenção de clientes e isso é bastante comum nos dias de hoje temos que usar a técnica
a nosso favor.

Um food truck em um evento vai competir pelo mesmo cliente com os 
demais food trucks terá que disputar a atenção e atrair 
o desejo do cliente por seus produtos.

Para atrair e que uma placa seja lida  e compreendida mais rapidamente
e ainda se destacando na multidão por contraste e equilíbrio
um dos segredos é criar o centro ótico.

placas para food truck

Observe qualquer placa de estrada ou placa de transito em qualquer
língua no mundo tem sempre uma borda na extremidade da placa, 
esta borda cria um centro visual.
Você olha o centro é lê a mensagem sem ou quase sem perceber que a borda esta ali.
Se colocar a borda em sua placa , Bingo!
letras e cores certas mais borda, voá-la  atrair clientes
é uma competição entre ofertantes.


Cenário/ambiente no food truck

Todo negócio tem um cenário seja uma loja, uma boutique, um bar, um café, uma padaria ou um restaurante. O cenário é constituído pela fachada, entrada e interior do estabelecimento.

Durante a experiencia do cliente ele constrói uma imagem do estabelecimento.
O mesmo ocorre com o cliente do food truck.

Mas temos tipos de clientes, aquele que encontra você por indicação de alguém, aquele
que encontra você pela diferenciação e clareza do seu food truck e 
aquele que retornou a seu estabelecimento porque gostou,
e certamente indicará seu food truck.

A boa venda só se realiza a medida que o cliente compra de novo, então
encantar o cliente em todo o processo é como um jogo
de vídeo game, trocar ele de fase
até a indicação (game over)

Seu cenário tem que comparecer com indicativos que facilitem o
processo de troca de fase.

Exemplos de food truck 




decoração food truck

fácil identificação na fachada,
 imagens bem definidas do que vende

Muitos donos de food truck partem imediatamente
para adesivação total de seu veículo, muitos ficam lindos.
O que não pode é esquecer de manter contraste, placas com nomes claros, 
placas visíveis, identificação do produto, etc tem que manter o cliente em
primeiro lugar.

cardápio food truck

O local da identificação não favorece a identificação a distância.
é facilmente ofuscado por pessoas que aguardam sua encomenda
a frente do truck

exposição food truck

a forma mais evidente de facilitar o cliente a encontra-lo é estar disponível ou visível,
placas dupla face são os melhores visualizadores porque uma mesma placa
produz dois lados de divulgação
onde você se torna mais facilmente encontrado.
Transmitindo sua mensagem eficientemente.
Posicionar sua mensagem em mão francesa parece ser imprescindível.


antigo food truck

 Veículos de comida não é coisa nova o desenho dos carros ainda não favorecem a publicidade, parece que os fabricantes ainda não compreenderam a necessidade de divulgação.
e não facilitam a colocação de placa, menus, etc.

em face disso o dono do food truck tem que se esmerar na criatividade para
poder se salientar neste novo mercado.

toldos food truck

As vezes de tão simples é brilhante e fácil.
Diz a que veio e coloca letra fácil de ler, tamanho visível
e contraste

envelopamento food truck

letra já mais difícil de ler, menor contraste e tamanho menor
tem que facilitar a leitura
não se compreende a mensagem deste food

contraste food truck

tem gente que se esforça para dificultar
a enorme falta de contraste faz com que não se saiba
o que este food truck vende, apesar todo
envelopado.

sabores food truck

a frase na fachada é muito difícil de ler
já o rolando massinha esta bem a vista, apesar que seu produto deveria estar acima.
pois logo que um cliente estiver aguardando vai tapar a sua publicidade

imagem food truck

só coxinhas é direta transmite uma ideia exata
do que você vai encontrar ali, no food truck

1 food truck

Marcas famosas de grandes companhias também tem buscado espaço
seja para introduzir conceitos ou ganhar market share em uma linha 
ou produto.

food truck

comunica fácil e coloca suas mensagens em local
que não vai ser atrapalhado pela imagens das pessoas


nomes para food truck

apesar do tipo de letra atrapalhar a leitura, esta bem posicionado,
melhor um bom esforço que funcione do que não existir.

       algumas coisas parecem certas para food truck

  • necessidade de um pequeno toldo
  • necessidade de local visível para colocar o nome ou marca do estabelecimento
  • necessidade de visibilidade do produto em mais lados e não só a frente (lado) do truck
  • mobilidade da placa em função da mudança de local do publico.
  • local para detritos fácil ao cliente.




Conceitos de peças físicas para divulgar de forma diferenciada. 
Um conceito agressivo de salientar a sua oferta
em food truck

projetos food trucks


desenhos food trucks

protótipos de produtos para identificação do que faz

food trucks curitiba

food trucks protótipos  sorvetes

                              41 33727306/ 32735788
                              marsexto@terra.com.br





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