sábado, 4 de maio de 2013

folhas de ouro e aplicativos


Folhas de ouro

O metal de maior ductibilidade e maleabilidade é o ouro, ele se adapta e se conforma facilmente a quase todo o tipo de superfície  Ele pode ser reduzido a folhas tão finas que correspondem, em espessura, a aproximadamente 300 átomos. 
Estas folhas de ouro são tão finas que podem ser parcialmente atravessadas por certos feixes de luz. São as “folhas de ouro”. Mesmo nestas finas espessuras mantêm a cor e a aparência do ouro. Para saber o quanto este material é trabalhável ele é extremamente maleável e dúctil, com 1 g de ouro é possível recobrir uma área de 1 m2  (maleabilidade) ou transformá-lo em fio de 2 km  de comprimento (ductibilidade).


folha de ouro genuína

Essas “folhas de ouro” fornecem uma considerável proteção decorativa e são muito utilizadas para tornar mais vistosos monumentos, edifícios públicos, catedrais, templos, para decorar livros, vitrines, placas decorativas, comunicação visual, vasos, estátuas e muitos outros.

folha de ouro em tratamento de pele

 Atualmente até novas aplicações como recobrir unhas, tratamentos de pele, e alguns tipos específicos de folhas de ouro são considerados comestíveis e servidos em pratos requintados.

folha de ouro comestível

Bastante usadas na área de eletrônica para placas de contato, relés e conexões,  computadores e outros dispositivos microeletrônicos em vista de sua excelente condutividade e resistência à corrosão das folha de ouro.

As “folhas de ouro”, no meio científico, tiveram grande importância ao serem utilizadas por Rutherford em seu famoso experimento sobre o comportamento dos átomos  mesmo sendo um material milenar a cada dia surgem novas técnicas e aplicações.


muita gente acredita que estamos falando sempre de usos na Europa .., mas o Brasil esta repleto de aplicativos com folha de ouro seja na arquitetura, na fabricação de estatuetas e santos (principalmente barrocos), igrejas e templos, e assim como esta ocorrendo na Europa e EUA o mercado de comunicação visual esta descobrindo esta tecnologia.

folha de ouro em fachadas
Teatro municipal do Rio de Janeiro
fachada em folha de ouro

folha de ouro uso externo
Águia do telhado do teatro
totalmente revestida em folha de ouro
Esta foto da a dimensão da resistência e durabilidade da folha de ouro
em aplicações externas

folha de ouro revestimentos em arquitetura

Foto do conjunto telhado fachada
revestidos com folha de ouro


folha de ouro em santos barrocos
Santos em folha de ouro
observe que o modelo foi envelhecido
dando a impressão de peça antiga

placa de imobiliaria em folha de ouro
O  mundo dos negócios esta descobrindo a folha de ouro
e a sua comunicação visual
passa a usar estas novas tecnologias

placa em folha de ouro
Placa empresarial
folha de ouro em comunicação visual

fachadas em folha de ouro
Fachadas com folha de ouro e grande contraste

comunicação visual em folha de ouro
Grandes marcas  usando
folhas de ouro


41 32735788
marsexto@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...